O segredo é orientar-se pelo propósito.

Se temos 191 paises que constituem hoje o globo terrestre, porquê não podemos ter 191 propostas para manifestar o nosso propósito no mundo?

Atuar profissionalmente em ramos diferentes não necessariamente significa não estar focado. Se tudo o que você fizer estiver alinhado ao seu propósito, está tudo bem. O importante é que o seu propósito esteja claro para que você oriente suas ações.

Vamos imaginar que o núcleo da terra é o nosso propósito, que o manto representa nossos processos e a crosta, ou melhor os países, as nossas propostas de manifestação do propósito. 

Lembre-se que o "Propósito" é algo que você esteja a serviço em tudo que você faça. É algo maior do que você mesmo, que vai representar o legado para as futuras gerações. É a sua intenção de vida.

"Processos", são as maneiras de servir aquele propósito, colocando seus valores, talentos e paixões à disposição para servir alguma necessidade real do mundo.

Já as "Propostas" são as formas que você gostaria de "empacotar" as suas habilidades, seus talentos, paixões para realizar seus sonhos.

Veja o meu exemplo na imagem abaixo para facilitar seu processo.

Algumas dicas:

Comece pensando no seu "Núcleo" ao invés dos "Países"

Depois que entendi que meu propósito é ajudar as pessoas a tomarem as rédeas das próprias vidas, entendi que poderia usar todas as minhas habilidades a serviço disso, mesmo entendendo que uma pessoa é completamente diferente da outra. Adquiri mais liberdade para pensar em formatos diversos, colocando à disposição minhas paixões  - como a fotografia e as artes manuais - assim como minhas habilidades através do coaching e facilitação de grupos. Todos esses formatos servem ao mesmo propósito. Depois que caiu a ficha, não tive que fazer uma única escolha.

Troque o "E" pelo "OU" quando pensar em suas "Propostas".

Ao invés de separar as suas paixões, veja o que há de comum entre elas e formate produtos ou serviços que estejam alinhados a isso. Você pode ser tudo que quiser, basta começar.

Conheça ferramentas que podem te auxiliar na descoberta do seu "Propósito". 

Na semana que vem, realizo mais uma edição do workshop "Criando Seu Trabalho com Significado". Nele vou apresentar algumas soluções para você colocar em prática tudo isso que citei acima. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

E se quiser aprofundar e criar o seu Plano de Transição para viver com mais Propósito, participe do Conectando Pontos, um programa de 3 meses com encontros semanais!


Te espero!