A Tração da Mudança: Gerindo suas relações e os ambientes que frequenta

Se passamos a maior parte da nossa vida trabalhando, por que não estar rodeada de pessoas que nos fazem bem?

Dependendo do ambiente em que está, as pessoas podem ao redor podem tanto te incentivar a criar mudanças significativas e melhores na sua vida , como podem trazer pensamentos duvidosos cheios de medo, que desencorajam a sua ação. Por isso que é tão importante escolher os ambientes e as pessoas que incentivam o crescimento e a melhoria contínua de todos.

O que faz a gente querer viver uma vida mais feliz é o sentimento de autorrealização que vem geralmente quando estamos com pessoas que nos fazem bem e frequentamos lugares que nos energizam.

Somos merecedores de boa companhia e ambientes maravilhosos. Podemos estar rodeadas diariamente por pessoas que realmente importam para nós e que também nos inspiram a ser uma pessoa melhor. Isso significa que também podemos e devemos estar com essas pessoas e nesses lugares durante o trabalho.

O trabalho é mais uma esfera na nossa vida que podemos aplicar nossa missão de vida, exercer a nossa contribuição única e fazer uma diferença no mundo. Se passamos a maior parte da nossa vida trabalhando, por que não estar rodeada de pessoas que nos fazem bem?

Um jeito de descobrir quem são essas pessoas e esses lugares que podem te energizar e ajudar a criar um trabalho com significado e uma vida com propósito é listando os seus valores, aquilo que você preza, para depois lembrar quem também pensa assim.

Quando eu entendi que eu sou responsável por criar a realidade que desejo viver tendo um trabalho com significado e um estilo de vida alinhado com meus valores, aprendi que:

Vida e trabalho são uma coisa só: Por isso não há razão em separar as relações e os ambientes. Todas as pessoas e os lugares que você frequenta podem ser alinhados com seus valores e com aquilo que deseja viver e criar para o seu futuro.

Criar parcerias com quem nos inspira: É uma forma de aprender como essas pessoas, que trabalham com o que amam, pensam e se comportam. A partir da convivência fica mais fácil seguir seus passos e adquirir competências e atitudes que elas tem.

Frequentar ambientes alinhados com aquilo que desejamos viver: nos ajudam a encontrar pessoas que pensam e agem como a gente.

O ritmo de vida saudável vem quando acontece um alinhamento com os valores pessoais: A busca pela coerência do que falamos com o que fazemos nos ajuda nesse processo. Além disso estar em contato com pessoas com a mesma visão de mundo em ambientes que nos alimentam contribuem para um ritmo mais saudável.

A transformação é um casamento de uma transição interna com mudanças externas: Quando as coisas mudam internamente acabamos agindo de outra forma, damos valor a outras relações, fazemos outras atividades e frequentamos lugares novos.

A responsabilidade de mudar o que nos insatisfaz é de cada um de nós: Ambientes e pessoas nos ajudam no processo de mudança mas sem a vontade interna, nada se transforma.

Sabendo que falar é mais fácil que fazer, criei alguns exercícios que podem te ajudar a entender melhor, na prática, como criar uma tração na sua mudança através do gerenciamento das suas relações e dos ambientes que frequenta.  

Fiz um PDF especialmente para quem não está frequentando ambientes tão bacanas e nem está rodeado de pessoas que as inspiram. Lá você encontra uma explicação mais detalhada da ferramenta “Gerindo relações e alinhando ambientes com os valores vida” e exercícios que podem te ajudar a começar esse processo. Para baixar o PDF, basta clicar nesse link.

E para quem quer apoio nesse processo. pode participar do Programa Travessia e fazer isso junto comigo.