[Fiz a Travessia] Larguei a carreira de modelo para ser nutricionista e ajudar pessoas!

Nome: Melissa Morimoto

Antes fazia: Modelo

Hoje faz: Nutricionista - Fundadora do The Ingredients Life  

Lella Sá - Por que você faz o que você faz hoje?  

Melissa Morimoto - Me interessei pela Nutrição quando ainda trabalhava como modelo, viajando pela Ásia. Em uma das viagens, decidi voltar para casa antes, pois estava insatisfeita com o meu trabalho - de tanto ouvir críticas que não eram construtivas e me deixavam muito chateada, acabei me tornando uma pessoa muito insensível e essa não é a minha essência. Sempre gostei de ajudar as pessoas e me sentir útil, mas seria muito difícil nesse meio. Então, escolhi a Nutrição, pois sabia que poderia ser útil, ajudar muitas pessoas e mudei completamente meu estilo de vida!

Lella Sá - Por que você decidiu sair da onde estava?

IMG_5111.jpg

Melissa Morimoto - No momento que me senti infeliz, decidi parar. Primeiro porque eu não tinha vontade nem de sair de casa, muito menos de arrumar as malas e ter que me adaptar por mais 6 meses em um lugar completamente estranho e longe da família e amigos. Sinto que perdi parte da adolescência e tive que amadurecer muito rápido, então decidi refletir por um tempo até escolher a faculdade que iria ingressar. Não foi fácil, pois logo de cara escolhi estudar Biomedicina e não gostei. Desisti no terceiro ano e comecei a estudar Nutrição. Foi como dar 20 passos para trás para dar um pequeno passo para frente! Rs

Lella Sá - Como fez essa mudança?

Melissa Morimoto - Primeiro tive que pedir “demissão” das agências e conversar com o diretor da agência para avisar que não trabalharia mais como modelo. Foi uma sensação horrível, pois lembro que tinha 18 anos e meu ex-agente gritou tanto no telefone, que parecia a pior coisa do mundo. Todos disseram que eu iria me arrepender de abandonar a carreira de modelo, mas nunca me arrependi. Tive o apoio dos meus pais, mas meus amigos já não eram os mesmos, então passei um período isolada.

Lella Sá - Quais foram os maiores desafios que passou para fazer essa transição?

Melissa Morimoto - Meus maiores desafios foram: re-descobrir quem eu era e as coisas que eu gostava e voltar a estudar. No começo foi muito difícil, mas valeu a pena cada esforço. Ver meus colegas de trabalho que continuaram viajando e bem-sucedidos enquanto eu voltava ao primeiro passo da construção de uma carreira também foi difícil - mas hoje sou muito grata pela decisão que fiz.

Lella Sá - Como ficou a questão de grana em meio a incerteza?

Melissa Morimoto - Como eu era nova ainda, tive o apoio financeiro dos meus pais. Minha jornada de transição continua, pois após terminar a faculdade, decidi ingressar no mestrado e começar dois projetos diferentes, um deles o “The Ingredients” junto com o meu marido, que é responsável pela parte do bem-estar e atividade física. Tivemos que fazer escolhas financeiras que não foram as mais confortáveis, mas temos certeza de que valerá a pena no futuro. Prezamos muito mais a qualidade de vida do que uma vida financeira “estável”.

Lella Sá - Qual futuro você está ajudando a criar?

Melissa Morimoto - Acredito e passo adiante o estilo de vida saudável, que foge das dietas tradicionais e abrange outros aspectos que também contribuem para uma melhor qualidade de vida. Além disso, acredito na colaboração e comunicação entre indivíduos, criando grupos de apoio - é muito mais fácil iniciar uma jornada quando há apoio mútuo, pois compartilhamos experiências e dificuldades, além de explorar a criatividade criando soluções práticas na nossa rotina. Hoje em dia, tenho a impressão de que as pessoas tentam complicar muitas coisas, incluindo a Nutrição. Meu sonho é que todos entendam que a Nutrição é simples, essencial e deve fazer parte da rotina de todos. Recentemente recebi um e-mail de uma paciente que iria fazer uma cirurgia bariátrica, mas depois do planejamento alimentar acabou perdendo peso e não precisou mais, me agradecendo muito e dizendo que depois do seu tratamento, vê o mundo com outros olhos - isso não tem preço e enquanto eu estiver fazendo a diferença no presente e atingindo novas gerações, estarei extremamente satisfeita!

Lella Sá - Que dicas você daria para quem quer ter um Trabalho com Significado?

Melissa Morimoto - Talvez minha dica soe um pouco piegas, mas é: siga o seu coração e sua intuição. Muitos irão te desencorajar e milhares irão sempre criticar. As críticas sempre estarão presentes, saiba filtrar as que são construtivas. Outra dica muito valiosa é sempre procurar cercar-se de pessoas com atitudes positivas, mentes criativas e inspiradoras, isso muda tudo! E claro, não desista dos seus objetivos. Sempre que penso em desistir (sim, acontece), tenho um mural no Pinterest para me lembrar os motivos pelo qual escolhi esse caminho!

ESSA É UMA ENTREVISTA DO PROJETO "FIZ A TRAVESSIA", UMA SÉRIE DE ENTREVISTAS PARA INSPIRAR E INCENTIVAR PESSOAS A FAZEREM UMA TRANSIÇÃO PARA SEREM MAIS FELIZES, SATISFEITAS E REALIZADAS NO TRABALHO E NA VIDA.

VEJA OUTRAS ENTREVISTAS, NESSE LINK

SE VOCÊ QUER FAZER A SUA TRANSIÇÃO PARA UM TRABALHO COM SIGNIFICADO, FAÇA PARTE DO PROGRAMA TRAVESSIA