Como descobrir seus talentos?

Para ter um Trabalho com Significado precisamos conseguir aplicar nossos talentos e paixões em uma necessidade real do mundo. Para alguns isso parece difícil já que desconhecem seus talentos e, por isso, precisa de pistas para descobri-los.

O que podemos fazer para desvendá-los?

O mapeamento da sua biografia, ou seja a sua história de vida, é uma ótima ferramenta para visualizar a paisagem da sua vida. Dessa forma fica perceptível o que você pode trazer à tona para integrar no seu dia a dia.

Sugestão de Atividade:

Reserve uma hora tranquila e faça de conta que entrou em uma máquina do tempo para revisitar a sua vida desde o seu nascimento. Comece a resgatar os momentos em que seus olhos brilhavam e o tempo parou. Lembre daqueles momentos que você fez algo extremamente bem e com facilidade e busque relembrar as sensações que causaram em você.

Se você fizer esse exercício mapeando os acontecimentos da sua vida de sete em sete anos, ou seja, setênios, é possível compreender as fases da vida na sua forma integral. Clique aqui para imprimir a apostila que te ajudará nesse processo.

As perguntas abaixo podem te guiar nessa busca:

  • O que eu amei fazer e nem vi o tempo passar?

  • O que eu fiz muito bem feito e com facilidade?

  • Pelo quê as pessoas me reconheceram?

  • O que eu fiz que me deu muito prazer?

Liste as pessoas que participaram desses momentos e, se fizer sentido, encontre elas para colher mais pistas dos seus talentos.

E o que fazer depois que descobriu pistas dos seus talentos?

Aplique-os de várias formas! Não se apegue ao formato em que eles já se manifestaram em sua vida. Aproveite e use a sua criatividade para elaborar novas formas de colocá-los em prática na sua realidade atual.

Mapear a sua biografia é um processo de autoconhecimento muito valioso e pode te trazer muitos insights. Para saber mais a respeito, leia o livro "Tomar a Vida nas Próprias Mãos" da Gudrum Bukhard.

Se quiser aplicar seus talentos em um Trabalho com Significado, posso te ajuda! Clique aqui e veja as possibilidades.