Empreender, trabalhar numa empresa ou prestar concurso público?

Não existe um caminho definitivo mas existe um foco: fazer o que ama e ajudar quem precisa daquilo que você oferece.

Hoje, durante uma sessão de coaching, relembramos da questão inicial levantada e como é uma questão típica resolvi compartilhar com vocês:

"Qual caminho quero seguir: empreender, trabalhar numa empresa ou prestar concurso público?" 

Nos questionamos de qual caminho devemos seguir achando que existe um único trajeto para chegar no destino desejado. Ficamos confusos por que não sabemos como investir nosso tempo e nossa energia para ser recompensado no futuro. Temos medo de arriscar com o receio de nos arrepender pois acreditamos que só temos uma chance de escolher o caminho a seguir. 

Na verdade não é preciso tomar essa decisão. Não há um único caminho a seguir. Há uma única vida a viver e, nela, podemos ter várias experiências. Além disso, a escolha a ser tomada é seguir viver a vida pelas "suas regras" ou as "regras dos outros". No post de ontem eu falo sobre isso.

Você tem consciência do que é inegociável para você viver a vida? Você sabe quais são as “regras do seu jogo”, ou melhor, as “regras da sua vida”? Além disso, é importante saber qual é o futuro que você quer criar para você, para as pessoas a sua volta e para a humanidade. Se souber isso, qualquer caminho pode te satisfazer.

Geralmente o que é inegociável são suas:

  • Paixões: o que você gosta de fazer;

  • Talentos: o que você faz bem;

  • Valores: o que você não abre mão em qualquer circunstância da vida;

  • Futuro Desejável: o que você quer ser, ter e fazer na sua vida para você e deixar para a humanidade;

Desde que você aplique seus talentos, paixões e valores para construir o seu futuro desejável qualquer um dos caminhos acima podem ser possíveis. 

Fazer o que você ama todos os dias é uma possibilidade em diversos formatos. Basta entender como se encaixam nas circunstâncias da vida. 

Viver a vida em vão é o que não pode acontecer. E essa é uma escolha diária.