Conheça a Bussola interna - uma metodologia para criar um Trabalho com Significado

Criar um Trabalho com Significado envolve, primeiramente, descobrir o que tem significado. O ideal é conseguir alinhar o que pensamos com o que sentimos e agimos. Como cada indivíduo tem uma visão de mundo e carrega valores próprios, é importante ter clareza sobre todos esses aspectos para poder desenvolver uma atividade que faça sentido. 

Por isso que a Bússola Interna poderá te ajudar! Tenho escrito diversos posts aqui no blog explicando o processo criativo dessa metodologia e para que ela funciona. Hoje a proposta é explicar a qualidade das quatro direções para que vocês possam baixar um exercício e fazer um diagnóstico da  situação atual em relação ao trabalho. 

O objetivo é investigar os principais aspectos para tornar possível o tão desejado Trabalho com Significado.

A metodologia consiste em realizar 3 grandes passos:

1. Investigação do que faz sentido

2. Aceitação dos impedimentos e Ampliação de Horizontes

3. Criação e aplicação do Plano de Transiçã 

Além disso, o processo inteiro é permeado pelas quatro direções da Bússola Interna que representam os quatro elementos e as dimensões da vida. Cada direção possui 3 aspectos. Porém todas elas são estreitamente entrelaçadas tornando difícil explicá-las separadamente, embora seja importante distingui-las entre si. 

O NORTE

Representado pelo elemento fogo, é a dimensão espiritual. É a principal direção que orienta a vida. É a parte que contém as ideias, os ideais e a configuração das relações que determinam as características essenciais de cada indivíduo e formam a sua individualidade, ou seja, a sua identidade que contém o que é de mais autêntico. 

Aspectos do Norte:

  • Alinhar a ação com a Visão de Mundo e Futuro Desejável
  • Alinhar a ação com os Valores de Vida
  • Alinhar as ações com a Missão de Vida

Sem desenvolver os aspectos do Norte dificulta compreender o que é preciso para viver com um propósito maior. Se bem investigada é possível fortalecer a Liberdade para exercer a sua intenção de vida. 

O SUL

Representado pelo elemento terra, é a dimensão física. É a incorporação dos padrões da organização interna. É a dimensão que dá forma aos recursos disponíveis, ou seja a matéria prima como o tempo de vida e a energia vital. Atua sob a lei da gravidade necessitando de materialização e consistência dentro de um tempo e um espaço para que as atividades sejam mensuráveis e palpáveis.  

Aspectos do Sul:

  • Suprir necessidade financeiras
  • Servir com Paixão no trabalho e na vida
  • Realizar Sonhos através do trabalho

Sem desenvolver os aspectos do Sul prejudica uma materialização e concretude dos objetivos. É preciso compreender que tudo que acontece, sem excessão, é uma Responsabilidade individual.  

O LESTE

Representado pelo elemento ar, é a dimensão social. É regida pelo envolvimento nas relações, emoções e sensações causadas pelo externo. É a dimensão que compreende que tudo o que acontece na vida é entre as pessoas. Por isso, existem elementos que ligam o mundo interno com o externo como a esperanças, expectativas, conflitos e comunicação. 

Aspectos do Leste: 

  • Suprir necessidades reais individuais e da sociedade
  • Interagir com pessoas que ajudam no crescimento pessoal no trabalho e na vida
  • Frequentar ambientes durante o trabalho alinhados com os valores

Sem desenvolver os aspectos do Leste afeta a criação de relações verdadeiras e de estar a serviço do que realmente precisa ser feito na atualidade. Por isso é tão importante trabalhar o Discernimento para sanar urgências do mundo.

O OESTE

Representado pelo elemento água, é a dimensão cognitiva. Aquela que carrega os comportamentos internos. São os processos vitais para a criação de um Trabalho com Significado. Esses processos criam fluxos e iniciam atividades que deveriam ser regidas pelo norte da Bússola. 

Aspectos do Oeste:

  • Equilibrar o Ritmo de Vida equilibrado
  • Aplicar as Paixões no trabalho
  • Aplicar os Talentos no trabalho

Sem desenvolver o Oeste não fortalece as capacidades de entregar algo de valor para o entorno e também não agrega no desenvolvimento da autonomia para realizar o que faz sentido. 

RESUMINDO

A conexão do Leste com o Oeste é a conexão do indivíduo com a sociedade. 

A conexão do Norte com o Sul é transformação de ideias em ações.

O alinhamento do Norte com o Sul e o Leste com o Oeste é a busca para viver com mais propósito e um ter um Trabalho com Significado.

Cada um dos 12 aspectos da Bússola Interna tem ferramentas e exercícios específicos ajudar na descoberta e investigação de si mesmo. Só assim será possível entender o que é significativo para cada indivíduo. Podendo criar então um Trabalho com Significado. 

Após o entendimento desses 12 aspectos, começa o segunda passo da metodologia que é compreensão das limitações que o impedem de viver o futuro que deseja. 

Se você quiser conhecer algumas das ferramentas que são utilizadas para a investigação dos 12 aspectos. Se quiser faça parte do Programa Travessia e entre em contato com a ferramenta da Bússola Interna.