Defina seu “mundo melhor”

Sempre pergunto para as pessoas “Que futuro você quer criar?” E a maioria das pessoas respondem:  "quero criar um mundo melhor, que seja diferente da realidade que vivemos.  Mas o que isso significa? O que é melhor para uns pode ser pior para outros. Quanto mais específico for a visão de futuro, mais fácil será de torná-lo realidade.

ALERTA: Resolva um problema real que beneficie você e a humanidade. Foque em formas de materializar seus valores em ações concretas. Você é o criador desse futuro desejável então cuidado para não pegar desejos alheios, que contemplem necessidades ditadas importantes pela cultura da sociedade, pela sua família, amigos ou qualquer outra pessoa que não seja você. 

Uma sugestão para ter clareza do tal mundo melhor que quer criar é elaborar uma afirmação da sua visão de futuro. Ela te inspirará e te dará mais foco por que estará direcionado para atingir esse objetivo. Fica mais fácil de saber o que fazer nos momentos de confusão e nos comportamentos diários. Afinal de contas energia e tempo de vida são os recursos mais preciosos que o ser humano tem e só tem valor se bem usadas, porém elas não podem ser exploradas e nem mal gastas. 

A afirmação da visão é baseada no futuro e é feita para inspirar e dar direcionamento.  Ela responde a pergunta: “Onde quero chegar?”. Diferentemente da afirmação da missão que responde a pergunta: “Por que eu faço o que eu faço?” ou “Por que eu trabalho com o que eu trabalho?”. 

“Tá, mas eu não sei que futuro é esse que eu quero criar. - O que eu faço?

Uma forma de começar é fazer uma retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes na sua vida para levantar a essência que faz sentido você propagar.  Além disso, faça uma prospectiva das ideias que gostaria de concretizar. Se quiser, crie um mural de fotos que representam o que você deseja e depois transforme em frases até você chegar na essência. 

Essa afirmação deverá ser bem curta para que você possa se relembrar disso com facilidade. É importante conter os desejos de onde você quer estar daqui alguns anos e que tenha um certo grau de urgência para te motivar a chegar lá. O ideal é ser algo tão significativo e necessário ser feito, para você e para a humanidade, que te empurrará mesmo quando encontrar um obstáculo, gerando fortes emoções quando pensar nesse futuro desejável. Deve ser algo 100% vivo em você que você consegue até enxergar o que acontecerá e já consegue sentir sensações inexplicáveis do momento que essa meta for atingida.

Lembre de pensar em algo que te traga benefícios na trajetória da concretização do seu objetivo final. Isso te dará forças para continuar sua caminhada.  Crie algo que te tire da zona de conforto e te dê frio na barriga mas não te paralisa. Não pode ser tão difícil e nem tão fácil de atingir, mas que seja algo que te coloque em movimento o tempo inteiro. 

Resumindo, crie uma frase que afirme, em essência, o que você quer construir para o seu futuro. Lembre dessa afirmação diariamente e faça decisões baseadas nela.  

Jogue luz para ter clareza desse futuro e crie um "desejável mundo agora

Para terminar, coloquei um poema de uma futurista e amiga querida - Lala Deheinzelin:

Se vê acha que não dá
Vou te contarDá sim.
Se pergunte por que não 
e cê vai ver que sim.
Desejável mundo agora
não é utopia, não.
Vem ser jovem,
experimenta
e cê vai ver que é bom.
Vem, vem vem...
tudo bem, tudo bem Desejável mundo agora,
Por que não?
Por que não?
Vem, vem, vem...
veja além veja além Desejável mundo agora,
por que não?
Pior que tá,
não vai ficar.
Vamos nessa,
vamos juntos!
Por que não?
Por que não?

Só depende de você.