Como lidar com o medo do novo?

Quando deparamos com um universo novo, diferente do que estamos acostumados, nos deparamos com muitas coisas desconhecidas. Isso pode trazer uma sensação de desespero por querer conhecer tudo de uma vez e por consequência pode nos dar medo de não saber por onde começar. 

Uma vez escutei um conto que me ajudou muito a entender como o medo é criado. Eu nunca mais esqueci e por isso compartilho com vocês.

Era uma vez uma menininha estava andando na floresta, feliz e contente. Todo dia ela caminhava por aquela mata, contemplando os passarinhos e escutando as águas do rio passarem. Até que um dia, quando saiu para passear no bosque sozinha, se deparou com um urso. Era um urso quatro vezes o tamanho dela e por um instante se desesperou. Ela não sabia o que fazer, se sentiu paralisada até que decidiu correr por instinto de sobrevivência. O barulho que ela fez chamou atenção do urso e fez com que ele a seguisse.

Ela correu por todas as partes desviando do urso gigante. Mas infelizmente faltava pouco para ele chegar nela. Mesmo ofegante ela corria até que parou num penhasco. Nesse momento ela se desesperou e pensou “Agora não tem mais jeito. Vou morrer se eu pular vou morrer ou se eu ficar.” 

Sem alternativas do que fazer, ela decidiu olhar para trás para ver a distância que estava do Urso. Nesse exato momento o urso gigante parou e olhou para ela. Aterrorizada, a menininha perguntou: 

- Você não vai me comer? 

E ele respondeu: 

- Não sei, o sonho é seu. Você que decide. 

E então a menininha caiu em si e acordou.

Resumindo, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come e se enfrentar o bicho some. 

Coragem é seguir em frente apesar do medo. Escolha apenas uma coisa para começar a fazer. Qual quer coisa e faça. Faça uma coisa de cada vez e experimente lidar com o medo do novo em doses menores. Ele só vai desaparecer quando você enfrentá-lo.