Conheça a Matriz Mix de Serviços: monetizando seu trabalho com significado

No processo de transição para um trabalho com mais significado você mergulhará num processo de autoconhecimento. Primeiro você vai identificar seus talentos, paixões e valores. Depois disso, você vai começar a sonhar com a realidade que deseja viver. Um bom caminho para quem quiser empreender a sua própria vida e expressar sua autenticidade, é oferecer o que tem de único e criar formas de entregá-lo para quem o necessita.

Existem várias formas de transformar as suas habilidades em serviços que podem ser monetizados.

Assim como transformamos ingredientes em um delicioso prato de comida, podemos transformar talentos, paixões e valores em ótimos serviços!

O que interessa é criar uma variedade de formatos que suprem necessidades diferentes. Dessa forma você atenderá vários perfis do seu público alvo. O que você precisa é criar o seu mix de serviços.

A criação do seu mix de serviços pode te trazer uma maior tranquilidade de como terá uma estabilidade financeira!

Isso não significa que não dá medo de começar a fazer a transição. Por que dá. Medo é natural, medo faz bem e só significa que você está crescendo.

Como essa também é uma necessidade minha, fui pesquisar o que eu precisava fazer ter uma renda mensal baseada nos meus talentos e de forma independente. Busquei entender a natureza por trás dos produtos e serviços bem sucedidos e veja o que eu percebi:

O momento da compra depende do que é oferecido: O serviço pontual é diferente do serviço recorrente. Enquanto um tem começo, meio e fim o outro é cíclico, ou seja, a participação da atividade é determinada por isso.

Não há uma dependência de uma única fonte de renda: As atividades podem ser viabilizadas de várias formas. O serviço pode ser financiado por apenas um cliente ou por vários, oferecendo serviços para empresas e também diretamente para o consumidor final. (B2B ou B2C).

Serviços beneficiam grupos e indivíduos: Existem diversos formatos com propostas de valor diferenciados para criar impactos distintos.

Os conteúdos são personalizados e padrão: Quando a necessidade é tornar a iniciativa conhecida criam formas de oferecer algo padronizado. Quando a necessidade é desenvolver e aprofundar optam por serviços personalizados para fidelizar um grupo de clientes.

Já que ter uma estabilidade financeira e monetizar serviços é uma necessidade de muita gente além da minha, criei uma matriz baseada nos princípios acima para que você possa desenhar seu mix de serviços.

Essa matriz foi muito útil para mim e hoje é a minha principal ferramenta para ajudar as pessoas a fazerem uma transição e desenvolverem sua autonomia. Quando eu preenchi a matriz, consegui criar serviços recorrentes como meus atendimentos no formato plantão de dúvida e os pontuais como o  Programa Travessia e o Radar ou os workshops mais curtos como a Bússola Interna e o Transforme seus Talentos e Paixões em Produtos e Serviços

É importante dizer que ter clareza do seu mix de serviços não significa disponibilizar todos de uma só vez. É preciso que o serviço chegue numa mínima maturidade para lançar outros. Desenvolver um olhar estratégico te ajudará a entender o que é preciso fazer espaçado no tempo. Eu, por exemplo, resolvi esperar para lançar meus serviços recorrentes no site, hoje eles só acontecem com quem já passou por algum serviço pontual comigo.

Fiz um PDF especialmente para quem não está sabendo como monetizar seu trabalho. Lá você encontra uma explicação mais detalhada da ferramenta Mix de Serviços e exercícios que podem te ajudar a começar esse processo. Para baixar o PDF, basta clicar nesse link.


E para quem quer fazer junto comigo, pode participar do Programa Travessia.