METODOLOGIA para DESCOBRIR O QUE FAZ SENTIDO PARA criar um Trabalho com Significado

 

Descobrir o que tem significado para desenvolver uma atividade que faça sentido é o primeiro passo desse encontro. Cada indivíduo tem uma visão de mundo e carrega valores próprios mas nem sempre há clareza sobre esses aspectos. É aí que Bússola Interna pode te ajudar: com quatro direções que representam os elementos essenciais e as dimensões da vida, desdobra-se em 3 aspectos fundamentais em cada ponta, formando uma egrégora de 12 descobertas de você mesmo, que se entrelaçam mas são analisados separadamente nesse momento.

O NORTE

Representado pelo elemento fogo, é a dimensão espiritual e a principal direção que orienta a vida. É a parte que contém as ideias, os ideais e a configuração das relações que determinam as características que formam a sua individualidade e autenticidade.

Aspectos trabalhados:

- Visão de mundo e futuro desejado

- Valores de vida

- Missão de vida

Desenvolver os aspectos do Norte é compreender o que é preciso para viver mirando para o melhor que você pode ser e fazer. O trabalho aqui também fortalece o sentimento de liberdade para a ação.

 

O SUL

Relacionado ao elemento terra representa a dimensão física, que dá forma aos recursos disponíveis e que entende tempo de vida e energia vital como sua materia prima mais abundante. Justamente por esse fator atua sob a lei da gravidade necessitando de materialização e consistência dentro de tempo e espaço para que as atividades sejam mensuráveis e palpáveis. É nesse ponto onde discutimos os padrões da organização interna.

Aspectos trabalhados:

- Necessidades financeiras

- Serviço atrelado às paixões pessoais

- Realização de sonhos

Desenvolver a direção Sul é o primeiro passo para a materialização e fundamentação dos objetivos. É preciso compreender que tudo que acontece, sem exceção, é uma responsabilidade individual.

 

O LESTE

Representado pelo elemento ar trata a dimensão social que é regida pelas relações, emoções e sensações causadas pelo externo. É a dimensão que compreende que tudo o que acontece na vida envolve pessoas. Compreenderemos melhor os elementos que ligam o mundo interno ao externo como esperanças, expectativas, conflitos e comunicação que impacta a sua vida.

Aspectos trabalhados:

- Resolução de necessidades individuais e coletivas

- Interação com pessoas atreladas ao crescimento pessoal

- Análise de ambientes alinhados aos valores

Os aspectos do Leste estão ligados à criação de relações verdadeiras especialmente consigo mesmo e com o seu real papel na atualidade. Trabalhar o discernimento para sanar urgências do mundo é um dos pontos essenciais desse quadrante da bússola.

 

O OESTE

Representada pela água é a dimensão cognitiva, aquela que carrega os comportamentos internos e processos vitais para a criação de um trabalho com significado. Surgem daqui os fluxos iniciais para as atividades regidas pelo norte da Bússola.

Aspectos trabalhados:

- Equilibrio do ritmo de vida

- Colocar paixões em prática

- Ativação dos talentos

O Oeste fortalece as capacidades de entregar algo de valor para o entorno além de ajudar no desenvolvimento da autonomia para realizar o que faz sentido.

 

Apanhado geral:

Leste com Oeste: conexão do indivíduo com a sociedade

Norte com Sul: transformação de ideias em ações

Alinhamento dos 4 pontos: vida com propósito, trabalho com significado

Cada um dos 12 aspectos da Bússola Interna tem ferramentas e exercícios de descoberta e investigação de si mesmo.  Na segunda fase da metodologia compreendemos as limitações individuais que bloqueiam a realização dos seus sonhos.

Para conhecer mais a fundo as ferramentas que são utilizadas na investigação dos 12 aspectos, participe do Programa Travessia.