A importância de marcar compromissos com você mesma

Quantas mulheres não começam o dia antes do sol aparecer e vão dormir quando o calendário já virou? Nos sentimos orgulhosas por fazer três ou quatro turnos, conseguir limpar a casa antes do trabalho e ainda colocar os filhos na cama. Mas, no fundo, sabemos que descuidamos de nós mesmas.

Percebi que desde que o Bento nasceu, perdi muito da espontaneidade. Tenho dificuldade em separar um tempo na minha agenda só pra mim, de ler um livro, tomar um café num lugar bonito. O pouco tempo que tenho, acabo atribuindo ao trabalho, e sei que isso não é saudável.

Como conciliar trabalho e maternidade e ainda cuidar de mim mesma?

Uma participante do Impulso Materno contou em um dos encontros que marca dates consigo mesma. Ela aciona sua rede de apoio alegando que vai fazer algo muito importante por duas horas. Deixa a criança e vai direto para um café, onde consegue desfrutar do tempo do jeito que ela quiser, seja respondendo e-mails ou simplesmente observando o movimento. Achei a ótima ideia e vou experimentar!

Esta foto foi tirada no início de 2016. Adoro descobrir cafés novos e quero retomar esse hábito.

Esta foto foi tirada no início de 2016. Adoro descobrir cafés novos e quero retomar esse hábito.

Como eu faço hoje

O que eu tenho feito é organizar a semana em blocos. Toda terça de manhã organizo os workshops do Ser.Vir. Às quintas, faço as apostilas do Impulso Materno. Assim, vou criando mais ritmo naquilo que tenho que fazer e não acumulo tarefas. Caso contrario, eu paraliso e acabo apagando incêndios, em vez de me focar em pequenas doses e realmente fazer as coisas com qualidade.

Quando consigo me organizar desta forma, encaixo minhas vontades na agenda. Ainda não consegui ler um livro inteiro, mas tiro tempo para testar receitas veganas ou ver um seriado. Sempre, consciente que é uma fase e que meu desejo é fazer mais por mim mesma, exclusivamente.

Não deixe a economia de tempo virar hábito!

Hoje, pode ser que você prefira tomar banho junto com o filho e comprar comida pronta, para economizar tempo. Mas vamos fazer um combinado? Proponho pelo menos um banho na semana na sua própria companhia e uma refeição longa, com comida fresquinha. Mesmo se for depois que o bebê dormir!

Quer pensar junto a outras mães sobre como conciliar trabalho, maternidade e autocuidado? Participe da próxima edição do Impulso Materno, que começa em agosto. As inscrições já estão abertas!