10 Livros que me ajudaram a empreender a vida e criar meu trabalho com significado

Ler me ajuda a aprender coisas novas e aumenta o meu campo de visão. Indico aqui alguns livros sobre empreendedorismo e desenvolvimento humano que me ajudaram na minha travessia.

1- Artista do Invisível do Allan Kaplan

Sobre a importância de dançar entre as polaridades para viver com mais harmonia. Ele acolhe toda a complexidade do processo de transformação social. Aborda diversos temas que podem interessar a qualquer pessoa que trabalha com seres humanos.

2- A arte de Pedir da Amanda Palmer

Ela conta diversas histórias da sua vida e como ela aprendeu a criar uma conexão com seu público. Amanda Palmer foi a primeira a arrecadar mais de 1 milhão de dólares no Kickstarter, uma plataforma de financiamento coletivo. As histórias dela são geniais para aprender a recorrer ao outro sem medo. Quem quiser, assista o TED dela aqui.

3-Assuma a Direção de Sua Carreira do Jair Moggi e Daniel Bukhard

Por mais que eu não acredito em uma única carreira, esse livro me ajudou a entrar em contato com questões essenciais da vida. Aborda questões que ajudam a encontrar a missão de vida, projetar o futuro e entender as fases da vida e as forças que atuam em cada uma. Além disso, explica a diferença entre habilidade, talento, missão de vida e vocação. Curtinho e fácil de ler.

4- Show your Work do Austin Kleon

Ele mostra como é possível ser visto e lembrado através de uma outra lógica que não a tradicional. Como ele mesmo coloca “Se você quer ser visto, você tem que ver. Se você quer ser interessante, você tem que ser interessado.” O livro dele é sobre como reconhecer a sua rede já existente ao invés de gastar tempo fazendo networking. Dicas incríveis. Como só tem em inglês, eu fiz um resumo que você pode baixar aqui.

5- Roube como um Artista do Austin Kleon

O segundo livro do Austin ensina a importância de juntar referências e imitá-las. Ele comenta que roubar de várias pessoas que você admira é pesquisa, já roubar de só uma pessoa é plágio. Leitura para uma tarde deliciosa!

6- Reinvente sua empresa do David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Ótimas dicas para otimizar os processos e torná-los mais verdadeiros. Eu li com a ótica de me reinventar. Eles mostram cases de sucesso e explicam como o jeito feito nem sempre é o mais eficiente. É um livro curto e direto ao ponto.

7- Tomar a vida nas próprias mãos da Gudrun Bukhard

Excelente livro para desvendar as leis biográficas e entender mais sobre as diferentes fases da vida. Ela passa detalhadamente pela crises nas diferentes faixas etárias. Ajuda a nos situar e entender o que está por vir num olhar arquetípico. É o primeiro livro que li antes de começar a formação de biografias.

8- O Espírito Transformador do Jair Moggi e Daniel Bukhard

Linguagem simples e direta para entender processos de mudança organizacionais. Eles trazem conceitos básicos de antroposofia com um olhar para o desenvolvimento das organizações. Ótimo para facilitar o entendimento sobre a transformação de si mesmo e das organizações.

9- Business Model You

Pragmático. Tem uma boa apresentação visual de aspectos para entender si mesmo como uma organização. Ótimo para quem quer empreender si mesmo e busca ser auto sustentável, revelando novas possibilidades de estratégias no modelo de negócios.

10- Pedagogia Social do Lex Bos

Numa linguagem simples porém complexa ele explica sobre o momento atual da humanidade e o que precisamos fazer para nos desenvolver e evoluir coletivamente. Ele explica a pedagogia social como um processo de agir, sobre si mesmo, coletivamente baseado nas perguntas da sociedade, de tal forma que a ação seja em prol do desenvolvimento sadio de outras pessoas e das condições sociais. (Não achei o link)

Boa leitura! Compartilhem os livros que vocês leram e te ajudaram!

Esse conteúdo foi útil para você?

Se sim, baixe mais conteúdo aqui 

Lembra de clicar no coração pra mais pessoas receberem essas dicas! ❤