7 dicas que uso pras minhas resoluções de ano novo

Abri o Facebook esses dias e, por conta de alguns comentários que me chamaram atenção, decidi escrever esse post. A maioria dos posts tinham em comum a vontade de se realizar através das resoluções de ano novo. Como fazer isso? Como não deixar, mais uma vez, as resoluções para trás?

Aqui vão algumas dicas que eu coloquei em prática e deram certo:

1 - Escolha atividades que ajudem a criar o futuro que você deseja viver

Quando você tem clareza do futuro que quer criar e atrela suas resoluções à realização desse futuro desejado, é mais fácil de se identificar com o desafio. Essa meta, muito provavelmente, vai ter uma ligação com os seus valores e sua visão de mundo e, por consequência, você irá se motivar e se dedicar mais para realizá-la.

2 - Só faça o que for urgente

É bem diferente você escrever uma lista das coisas que você gostaria de fazer, mas que não são tão necessárias (e, consequentemente, a vida continua perfeitamente bem sem elas), daquelas que são realmente importantes e que você ainda não fez, mas que melhorariam muito a sua vida se fossem realizadas. Então escolha aquelas que realmente terão maior impacto na sua vida e te farão mais feliz.

3 - Comece com poucas resoluções

Não faça uma lista de atividades intermináveis. Tenha claro o que você quer de cabeça. Precisa ser fácil o suficiente para você lembrar todos os dias. Eu, por exemplo, crio no máximo três resoluções por ano. E olha que, ainda assim, pode ser muito!

4 - Escreva o que você quer realizar

Transformar resoluções em realizações é materializar idéias. Quanto mais concreta for sua resolução, mais fácil será de concretizá-la. Procure escrever suas metas com a metodologia SMART e coloque em algum lugar visível para que você possa se lembrar o ano inteiro.

5 - Tenha indicadores de sucesso

Pergunte-se: como você vai saber se está a caminho de atingir sua resolução? Como sua vida vai ter mudado quando alcançar o que planejou? Saiba onde você quer chegar, senão qualquer caminho valerá.

6 - Tenha ritmo e constância

O meu amigo Larusso, por exemplo, colocou a meta de escrever todo dia por um ano e ele está conseguindo. A constância cria o movimento que ajuda a realizar suas metas. Cuidado para não perder o ritmo, principalmente quando estiver difícil. São nesses momentos que realmente se cria a tração necessária para atingir os resultados.

7 - Simplesmente faça!

Sem inventar desculpas da falta de tempo. Sem choramingar. Sem colocar a culpa no outro. Coloque como prioridade na sua agenda e realize! Faça chuva ou faça sol, você estará fazendo. Simples assim.

Se uma das suas resoluções esse ano for planejar a sua transição para criar um trabalho com significado, faça o programa Travessia em Março. Saiba mais no www.travessia.life Se você quiser saber de outras coisas que eu faço, veja no meu site www.lellasa.com