O que é propósito e como achar o seu

Propósito é algo tão importante que o termo está se tornando batido. As pessoas, infelizmente, estão usando o termo sem mesmo entender seu real significado. Assim como já passamos com os termos “reciclagem”, “sustentabilidade” e “qualidade de vida”.

Não é só “coisa boa” que tem um propósito. Tudo tem um propósito, ou seja, uma razão, ou a necessidade, pelo qual determinada coisa existe ou foi feita. Por exemplo, o propósito de produzir armas pode ser matar pessoas ou mesmo se proteger. Se esse propósito faz sentido, ou não, já é outro papo.

O que diferencia um propósito de outro é o sentido que faz para a pessoa. Cada um julga o que faz sentido através dos seus valores de vida e da consequência de determinada ação.

Propósito para mim é a mistura de quatro pilares:

1 — Valores de vida: aquilo que você não abre mão.

2 — Visão de Futuro: o futuro que você quer criar.

3 — Missão: o problema que você quer ajudar a resolver.

4 — Contribuição única: Aquilo que só você tem para oferecer a partir da sua experiência de vida.

Comece fazendo uma investigação interna do que faz sentido para você. Além disso, a forma de você manifestar o seu propósito vai mudar de acordo com os problemas mais latentes que você sente vontade de resolver.

Responda as seguintes perguntas:

1 — Do que você não abre mão na vida?

Busque o seu lado mais essencial e intangível. Se quiser, olhe para o seu passado e liste as decisões importantes que tomou na vida e reflita o que estava buscando ao abrir mão de outras coisas. Esses são possíveis valores que você carregou na vida. Veja se eles ainda fazem sentido hoje.

2 — Qual futuro você quer ajudar a criar para você e para a humanidade?

Sonhe com o que faz sentido você viver daqui sete anos e perceba o que você deseja para a sociedade e as pessoas a sua volta.

3 — Qual problema te incomoda tanto que te maltrata, te tira o sono e te vira do avesso?

Perceba aquilo que te provoca e traz um sentimento de ira e injustiça. Esses problemas são os problemas que você pode ajudar a resolver com as suas habilidades.

4 — O que o mundo perderia se você morresse?

Pergunte para as pessoas que te conhecem o que você tem que é único.

Cada pessoa tem a sua maneira de ver o mundo e isso conta na hora de pensar no seu propósito.

Se quiser se aprofundar nessas questões, faça o Programa Travessia