Os Dilemas do Sucesso

Sucesso é seguir um caminho conhecido ou criar um novo?

Todo mundo quer sucesso, mas o que isso significa mesmo?

Não tem uma resposta certa. Cada pessoa tem indicadores ou critérios próprios.

As polaridades do Sucesso

#1: O caminho conhecido e valorizado pela sociedade:

Todo mundo atrás de:

  • Fama
  • Status
  • Poder
  • Dinheiro

O Thiago Padovan mostra isso de uma forma lúdica no seu post sobre sucesso.

#2 : Um caminho desconhecido e novo:

Onde cada pessoa tem sua própria definição para:

  • Plenitude
  • Felicidade
  • Bem estar
  • Satisfação
  • Realização

Quando é escolhido esse caminho, não há como seguir a risca o caminho de alguém, por que o significado de felicidade para um pode ser diferente para outro.

O risco de seguir um caminho desconhecido e tropeçar é grande. Afinal de contas é desafiador não saber os próximos passos. Eles são criados ao longo do caminho enquanto o caminho é traçado. Mas não se acerta se não se erra. O desafio pode levar a sentir felicidade, satisfação e plenitude. O importante é fazer e aprender com o resultado. Muita coisa incrível que foi criada no mundo veio de erros que levaram a caminhos novos.

Seguir o caminho do meio

Não é necessário fazer a escolha por um dos caminhos acima. O desafio está em seguir o caminho do meio: aquele que traz realização e felicidade além de reconhecimento social e financeiro.

Misturar o que já deu certo para os outros com o que te traz satisfação, te possibilita expressar sua identidade. Isso é sucesso. O importante é dar ênfase àquilo que você tem de mais autêntico.

Já me encontrei no dilema de querer seguir um caminho ou outro várias vezes. Mas a vida não é só preto e branca. Não há extremos. Achar o meio do caminho é importante. O que não é bacana é ficar a deriva.

Se estou distraída, ainda me pego agindo de acordo com o que outras pessoas valorizam. Preciso constantemente me relembrar dos que eu realmente acredito ser importante para não ir atrás do que não é verdadeiro para mim.

Sem a clareza de quais são os seus valores, você estará à deriva seguindo o que os outros pensam.

Quanto mais consciência tiver dos seus valores, mais fácil ficará de discernir se está agindo por si mesmo ou pelos outros. É preciso de muita atenção, presença e autoconhecimento para seguir, o tempo inteiro, aquilo que você não abre mão.

O significado de sucesso para você

Aqui vai algumas perguntas para te ajudar a refletir sobre os seus indicadores de sucesso:

1: Pense no seu dia a dia: Se o que você faz hoje tivesse sucesso total, como seria sua vida? Seria melhor ou pior ao que você idealiza?

2 : Quais foram os momentos mais felizes e plenos na sua vida? Escolha no mínimo 3 eventos e veja o que eles tem em comum.

3 : O que você não pode deixar de fazer antes de morrer?

4 : Como você quer ser lembrada pelos outros? E o que você está fazendo por isso?

Se você quiser se aprofundar nesse tema, essas questões são abordadas no Programa Travessia , desenhado especialmente para quem quer fazer uma transição da forma mais suave possível e criar um trabalho com significado. Se você já trabalha com autonomia e está buscando formas de se posicionar para atingir o sucesso que você acredita, faça o Programa Farol.

Esse conteúdo foi útil para você?

Se sim, recomende esse conteúdo apertando o coraçãozinho! Assine a minha newsletter aqui e baixe outras ferramentas gratuitas que vão te ajudar aqui! ❤