Ferramentas que uso para gerenciar a minha vida autônoma

Ser mãe, autônoma e dar conta de divulgar os cursos que facilito, cuidar dos participantes, gerenciar os atendimentos individuais que faço, administrar os negócios de forma profissional é um desafio. Não consigo fazer tudo sozinha. Conto com a ajuda de vários aplicativos!

Sei que existem outras pessoas na mesma situação que buscam ferramentas que ajudam a otimizar o tempo. Então resolvi fazer um post com todas as ferramentas que eu uso e gosto.

Evernote

Ótimo para escrever meus textos. Posso acessá-lo offline de qualquer aparelho desde que o programa esteja instalado. Uma vez conectado com a internet, ele sincroniza tudo.

Mailchimp

Gosto de usar para me comunicar com as pessoas que se inscrevem para receber conteúdos que eu escrevo. Mando newsletters e mensagens específicas (se quiser se inscreva aqui). Criei listas diferentes de acordo com os interesses das pessoas e assim envio conteúdos específicos para cada perfil. Além disso, a versão paga tem o serviço de automação dos emails, ajudando a otimizar meu tempo.

Google Drive

Todos os meus documentos estão armazenados aqui. É uma espécie de pacote office (word, excel, powerpoint) com o armazenamento na nuvem. Tenho acesso pelo celular, pelo laptop e se for necessário entro de qualquer outro aparelho. Me sinto mais leve e mais segura. Muito mais garantido não perder os documentos se tudo estiver na nuvem. Além disso, se o laptop for roubado ou der algum pane não perco tudo (óbvio que torço para isso não acontecer, mas é sempre bom prevenir).

Google Goals no Calendar

Tem certas tarefas que eu sei o quanto tempo levam mas nem sempre consigo fazer no mesmo dia e horário da semana. Então o Goals ajuda a achar tempo na minha agenda. Basta eu colocar quanto tempo a tarefa vai levar e ele automaticamente procura uma janela na minha agenda para que seja feito. Se tiver algum conflito de horário a sessão é automaticamente reagendada.

Banco de Imagens Gratuitos

Tem vários que eu uso. O Pexels tem imagens bonitas e um grande leque de opções. Já o Designer Pics tem imagens mais “cool”, porém não tem muita variedade. A Finda.Photo é outro banco de imagens que eu gosto bastante para procurar fotos pela cor desejada.

Cinese

Uma ótima plataforma para colocar o seu encontro/evento com todas informações necessárias para as pessoas participarem. Já tem o sistema de pagamento embutido então não tem a dor de cabeça de receber durante o encontro.

Canva

Uma das ferramentas que eu mais gosto! É o meu personal designer. Tem vários templates prontos e como eu não entendo muito de design, aproveito o layout disponível e dou alguma modificada para não ficar igual ao de outras pessoas. Uso principalmente para fazer as imagens que posto nas redes sociais. As fotos oferecidas pelo Canva são pagas então eu uso fotos fotos que eu mesma tiro ou dos bancos de imagens e as aplico no Canva.

VSCO

Quando tiro fotos, uso o VSCO para tratar as imagens. Gosto dele porque tem filtros diferenciados e vários recursos para melhorá-las.

Photo Grid

Aplicativo que uso para fazer montagem com várias imagens. Fácil de usar e prático. Usado para celular android!

Medium

É uma rede social para quem gosta de escrever e quer se expressar. Já escrevi em blog mas percebi que o Medium trouxe um alcance maior aos meus textos. É possível marcá-los com palavras-chave para que os leitores achem com mais facilidade. Adoro o Medium! Leio textos incríveis de pessoas “normais”, assim como eu — que não são jornalistas — e adoro isso.

Squarespace

Melhor ferramenta que achei para fazer site. Qualquer pessoa (que tenha força de vontade e paciência) consegue montar o seu. Eu não entendo nada de design e muito menos de programação e fiz o meu próprio site. ❤ O squarespace foi feito para as pessoas usarem intuitivamente. Ele integra as redes sociais e é possível analisar o fluxo de visitantes com as métricas já integradas na plataforma. Vale muito a pena.

Hover

Ótimo para comprar domínios diferentes. Eles são super criativos. Para que usar .com se pode usar, por exemplo, .life? Eu comprei o domínio do Programa Travessia lá. www.travessia.life

The Noun Project

Sabe aqueles ícones que ficam lindos em apresentações e em sites? Então, aqui você tem uma grande variedade de ícones! São criativos e deixa seu trabalho com um ar mais profissional. Adoro!

Pipedrive

Ótimo para gerenciar meus potenciais clientes. Criei as minhas próprias etapas do processo de vendas e adiciono todas aquelas pessoas que me mandam email demonstrando interesse nos workshops, palestras e programas que eu dou. Assim, posso acompanhar o processo de cada pessoa e avisá-la quando acontecerá o próximo.

Wunderlist

Ótimo aplicativo para quem tem mania de fazer listas. Uso para diversas coisas, desde a organização do meu casamento até as compras de supermercado. Para trabalho, uso para fazer uma lista interminável das tarefas que tenho para fazer, porém se eu só me foco nela fico perdida de tanta coisa. Então, criei uma lista específica que chama “Missões dessa semana”. Me dou uma meta de 3 coisas no âmbito profissional e 3 coisas no âmbito pessoal para realizar. Se eu conseguir fazer essas coisas até o final da semana, me sinto produtiva e com a sensação de missão cumprida.

Buffer

Uso para programar todas as postagens das redes sociais. Até agora foi o que eu mais gostei. É prático e é possível acompanhar seus posts para entender qual é a tipologia que tem mais engajamento para analisar o que vale a pena continuar fazendo.

Essas são os aplicativos que eu uso hoje. Estou sempre buscando outras ferramentas que me ajudam a otimizar meu tempo e alocá-lo para fazer o que realmente importa.

Você recomenda alguma outra ferramenta?

Se sim, compartilhe fazendo um comentário aqui embaixo! Qualquer coisa que otimizar nosso tempo é um aplicativo relevante!

Se esse artigo foi útil para você, aperte no coraçãozinho ❤ para que esse texto chegue a mais pessoas.

Aqui vão outros textos que podem te interessar: