Cansaço extremo: hora de repensar o trabalho!

Não deixe o cansaço falar mais alto que o propósito!

Uma cliente me falou uma vez que seu insight para a transição aconteceu em uma certa manhã de sábado, quando ela se deparou com seu marido animado com o trabalho. Ele trabalhara até 4h da madrugada, mas estava contente e disposto, contando sobre o que havia descoberto com as planilhas a que se dedicava. Naquele dia, ela entendeu que quando a gente faz o que faz sentido e tem propósito pode ficar horas a fio trabalhando sem sentir o cansaço com obstáculos.

Não é que viramos super-homens ou super-mulheres quando temos um trabalho com significado. Ou então que trabalhamos menos – na maioria dos casos fazemos o dobro ou mais. A questão é que o cansaço físico se transforma e ocupa um lugar menos importante em relação a sensação de realização e todo o resto que envolve aquela atividade a qual nos dedicamos.

Quando a gente tem propósito, entendemos a razão pela qual estamos fazendo determinada ação, por menor que seja, em comparação à causa.

Por exemplo: alguém que trabalha na contabilidade de uma empresa que ajuda a combater a desigualdade social.

Se ela se identifica com a causa, por mais que não goste da atividade de contabilidade, ainda há sentido em estar ali, no âmbito do sentir. Então, no âmbito do fazer, está tudo bem. Quando não há sentimento de pertencimento, a ação pode falar mais alto e por isso a questão física – o cansaço, no caso – toma conta e em muitos casos paralisa.

A gangorra

Eu acredito que o músculo da vontade é um das principais forças a serem desenvolvidas para alcançar a satisfação e a felicidade. É ele que nos impulsiona sempre em direção ao que queremos realizar e manifestar no mundo. Funciona como uma gangorra – de um lado há o cansaço e do outro o propósito. Os dois sempre vão estar em jogo, portanto é preciso investigar o que está impulsionando o querer e o agir. Saber o que te dá vontade de fazer e compreender a motivação por trás da vontade é fundamental. 

Workshop

Quer conversar mais sobre como vencer o cansaço e dar mais sentido a sua vida profissional? Promovo o workshop RESET - Transição de Carreira e Estilo de Vida - dos primeiros sinais ao processo construtivo da mudança. Vem!